Todos nós já ouvimos muito falar do poder da fé. A sublime e virtuosa fé, movendo montanhas e promovendo a justiça. Não apenas isso, mas também ouvimos histórias ou, mais provavelmente, estórias (também conhecidas como “causos”) sobre incontestes milagres decorrentes de quantidades colossais de fé. Coisas como sobreviventes de uma tragédia, fervorosos em momento de dificuldade e devidamente salvos pela mão divina. São histórias bonitas, com desfechos legais e dramáticos. Mas importante, elas alimentam a nossa ilusão de que não somos impotentes para muitos casos.

Um cético pensaria: “Bem que eu gostaria de ver um vídeo sobre isso”.

Existe um vídeo, sobre uma nobre demonstração de fé. Aconteceu em um zoológico em Taipei, capital de Taiwan, no dia 3 de novembro de 2004 [1,2].

Um sujeito taiwanês, conhecido apenas pelo seu sobrenome Chen, que na época tinha 46 anos, estava inconformado com um fato meio irritante. O cristianismo era uma dádiva boa demais para estar restrita aos seres humanos. Deus criou todas as criaturas que caminham, nadam, voam e rastejam, então nada mais justo do que espalhar o amor desta entidade para todos os seres.

A escolha de Chen talvez não tenha sido a mais sábia, pois a jornada de conversões ao cristianismo por todo o reino animal começaria com leões. Mas isso tudo era apenas mais uma evidência cabal de que Chen tinha fé de que daria certo.

Então, em uma atitude verdadeiramente cristã, o taiwanês pulou no fosso onde se encontravam os animais e gritou “Jesus vos salvará!”. Convicto do sucesso, ele se aproximou ainda mais dos leões e, bom, vejam o vídeo (não há sangue nem mortes):

httpv://www.youtube.com/watch?v=3XtJ-GSn0rg

O que aconteceu neste vídeo?

Bom, para um cristão, esse vídeo pode significar muita coisa. Muitos cristãos dirão que não é assim que funciona ou que o taiwanês não era um verdadeiro cristão (coisa que eu discordo veementemente). Poderão dizer que um Deus havia reservado esse destino para Chen, ou que o cristianismo não significa sair por aí, pulando em jaulas e convertendo animais selvagens. Mas é inegável que esse vídeo o quão impotente é a fé. Sim, talvez o pobre Chen não fosse um verdadeiro cristão, ou Deus estava a fim de ver um taiwanês apanhar de um leão e assim selou o destino dos envolvidos. Mas Chen tinha fé. Seria muita desonestidade dizer que ele estava fingindo. Ele pulou em um fosso cheio de leões, temos que reconhecer a coragem e convicção do rapaz.

Para um não cristão, isso não significa tanta coisa assim. Fora o fato de Chen ter agido como um maluco, tudo ocorreu como o esperado. A atitude do leão foi uma ótima demonstração de seu comportamento em casos de ameaça a sua família e, enquanto o leão ficou muito atrás do taiwanês em termos de estupidez, a nobreza do ato de ambos é equiparável.

Ponha-se no lugar do animal. Imagine-se em casa, com sua família. De repente surge um leão no seu quintal. Você, com um rifle carregado em mãos, o que faria?

Vamos lá, talvez as intenções do leão não sejam as piores. Vai ver que o felino está tentando te converter para a religião dele. Mas o mais provável é que ele invadiu o seu quintal porque estava com fome. Em todo caso, o melhor é não arriscar.

Nem precisa matar o leão. Basta uns tiros para cima, para afugentá-lo. O leão do vídeo poderia ter matado o intrépido taiwanês com relativa facilidade, mas duvido que suas intenções fossem essas. Tudo o que o leão queria é ver a ameaça longe de sua família. Reparem como o macho se coloca entre a fêmea e o cristão. Uma manobra típica de um cavalheiro.

Em momentos como este, podemos ver onde Deus realmente está. Está na cabeça de Chen, um senhor de 46 anos. O leão estava pouco se importando para as crenças e convicções de qualquer um por ali. Nem mesmo a equipe do zoológico pensou em apelar para Deus em um momento como esse. Se prontificaram jogando água e disparando tranquilizantes. Esse episódio mostra que, quando queremos colocar em prática as nossas crenças infundadas, elas simplesmente não funcionam.

Referências

BreakingNews.ie – Lion attacks man in Taiwan cage

Orlando News – Man Survives Jump Into Lion’s Den

Be Sociable, Share!

5 Comments

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/09. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Victor Alves
    • Posted 9 de janeiro de 2010 at 1:32
    • Permalink

    É como dizem: Leões 1 x 0 Cristãos

    • Gustavo dos Anjos
    • Posted 9 de janeiro de 2010 at 11:58
    • Permalink

    Simplesmente estúpido

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/09. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Eduardo Bitencourt
    • Posted 9 de janeiro de 2010 at 20:59
    • Permalink

    Se ele tivesse morrido, certamente iria parar no “Darwin Awards”.

  1. Lembro de ter visto esse caso no terra na época… sinistramente, eu não vi cristãos comentando o caso.

    • Guilherme Policena
    • Posted 15 de janeiro de 2010 at 15:14
    • Permalink

    Deus existe na medida da estupidez do crente.