Algo comum que os três grandes monoteísmos modernos possuem é o fato de terem suas origens nas terras do Oriente Médio. Para o povo dos Estados Unidos do século XIX, em sua recente independência e nacionalismo, faltava uma história religiosa própria com seus próprios heróis.

Em 1823, Joseph Smith recebeu uma visita que resolveria esse problema: era Moroni, um mensageiro celestial que lhe trazia placas de ouro com a história de uma antiga civilização de imigrantes judeus na América.


Joseph Smith recebendo as placas de ouro de Moroni


As placas, segundo Smith, foram escritas em uma linguagem desconhecida, com letras parecidas com os hieróglifos egípcios. Para conseguir ler tais placas, Smith utilizava-se se óculos mágicos que transformava as letras desconhecidas em inglês.

No processo de tradução, Smith, que não sabia escrever, foi ajudado por Martin Harris, que, através de um cobertor, transcrevia o que ouvia de Smith ao ler as placas de ouro com seus óculos mágicos. O cobertor era necessário uma vez que Harris não podia ver as placas; caso isso ocorresse, Deus o puniria com a morte.

Harris, em sua crença, chegou a hipotecar suas propriedades com o objetivo de cobrir as despesas da tradução e publicação das escrituras. Lucy Harris, certa de que o marido estava sendo enganado, solicitou que ele a trouxesse algumas das páginas para se convencer de que Smith era realmente um profeta. Após receber as primeiras 116 páginas da tradução, Lucy as escondeu e desafiou Smith a reescrevê-las, o que seria uma tarefa simples caso Smith estivesse com o original em ouro.

Diante desse desafio, Smith disse que perdera a habilidade de traduzir, uma vez que Moroni, sob o pretexto de que Satanás estaria no poder da tradução roubada, tomara as placas já traduzidas. Dessa forma, Deus deu a Smith novas placas com a história de Néfi, uma história bastante semelhante. Assim que o trabalho de tradução foi finalizado, as placas e os óculos despareceram, impedindo que a humanidade tivesse acesso a uma das mais esplêndidas provas da existência divina.

Segundo o livro de Mórmon, no ano 600 a.C. um grupo de judeus foi guiado por Deus até as Américas, onde prosperaram até a separação deles em dois grupos rivais, denominados Nefitas e Lamanitas.

Jesus Cristo, segundo a narrativa, apareceu para os Nefitas logo após sua crucificação e ressurreição em Jerusalém, curando enfermos e selecionando 12 apóstolos. Ou seja, uma rotina muito semelhante à que encontramos na bíblia.

Os Lamanitas, o povo mau da estória, iniciam uma guerra que destruiria a todos os Nefitas. Deus, que assistira a tudo sem nada fazer, ficou irado com os Lamanitas, castigando-os com uma pele escura. Essa é a origem dos índios americanos.


Jesus visita os índios; naquele tempo, eles ainda eram brancos.


O momento histórico em que os Estados Unidos se encontravam contribuiu fortemente com a ampliação dessa nova doutrina. Os americanos estavam em plena “marcha para o oeste”, o nome bonito para a brutal e sistemática ampliação do território, que incluía eventualmente guerras e chacinas contra comunidades indígenas inteiras. Sob a ótica mórmon, essa expansão podia ser considerada como uma retomada das terras pertencentes aos Nefitas cristãos, que foram roubadas pelos Lamanitas pecadores.

Em dezembro de 1843, Joseph Smith queria aproveitar seu poder religioso e político e anunciou suas intenções de transformar seu país em uma medonha “teodemocracia global”. Para tanto, anunciou sua intenção de se candidatar para a Presidência dos Estados Unidos.

Os planos ambiciosos de Smith foram interrompidos pela dissidência de alguns de seus colaboradores mais próximos. Entre o principal dissidente estava William Law, um membro bastante respeitado na comunidade Mórmon. Law não apoiava a poligamia, como as leis estavam, ainda, do lado de Law (o trocadilho não é intencional), Smith acabou sendo preso e assassinado logo em seguida.

Hoje os Mórmons são divididos em diversas facções e, apesar da origem controversa e do final trágico de seu messias, seguem como uma das mais poderosas e influentes igrejas dos Estados Unidos. No Brasil, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias possui 1036 capelas e conta com mais de um milhão de fiéis.

O início das religiões:

  1. O Culto à Carga
  2. A Cientologia
  3. Os Mórmons
Be Sociable, Share!

22 Comments

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/10. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Victor Alves
    • Posted 14 de junho de 2010 at 13:10
    • Permalink

    Muito interessante. Eu abordei exatamente o mesmo assunto no meu futuro texto, ainda não publicado. Mas obviamente nossos objetivos foram diferentes.

    • RavenaRaven
    • Posted 14 de junho de 2010 at 16:32
    • Permalink

    Estava torcendo mesmo para que a próxima religião fosse a dos Mórmons. E aquele papo de Jesus morar em outro planeta? :] Óculos mágico e um cara que sabia ler mas não escrever… que coisa. :]

    • Israel,sérgio
    • Posted 14 de junho de 2010 at 19:09
    • Permalink

    Ok sera que ja Orou para saber averdade sobre o que secreve alguma vez leu algo sem ser o que esta na net deveria ler a historia da américas vista por escritores liberais escrevendo a historia da America Real ente 1810 e 1921 sem motivos religiosos ou guerras Religiosas pela comquista de adeptos .
    Que lo Senhor te Bendiga.

    • Sodom
    • Posted 14 de junho de 2010 at 23:53
    • Permalink

    Mórmons são fundamentados em racismo. Religião ridícula.

    • Erika
    • Posted 15 de junho de 2010 at 10:37
    • Permalink

    Quanto equívoco em um único texto!!! Minha nossa!! Bom, vamos às correções:

    – A Igreja restaurada por Joseph Smith nada tem a ver com a condição política e social da época. Joseph foi rejeitado pela maioria. Seus seguidores foram aqueles que buscaram a verdade revelação. Ao receberem a resposta de Deus, filiaram-se à igreja. Todos os SUDs piorneiros eram discriminados pela sociedade, foram expulsos diversas vezes de seus lares e eram perseguidos pelo governo e, a fim de encontrarem um lugar onde pudessem adorar a Deus livremente, depois da morte de Joseph Smith, migraram para o oeste do USA, uma região desértica, onde contruíram o estado de Utah.

    As placas foram escritas em egípcio reformado, e não em linguagem desconhecida. Embora Joseph Smith tivesse pouca escolaridade, ele não era analfabeto. Como um homem analfabeto sabe ler? Durante o processo de tradução ele tinha sempre um escriba para auxiliá-lo. Assim o trabalho seria mais rápido.

    As placas de ouro foram vista não só por Martin Harris, mas por cerca de 15 pessoas. Há provas disso nos diários de algumas delas e em artigos publicados para imprensa.

    O nome correto dos “óculos mágicos” era Urim e Tumim, também chamados de intérpretes, que tratava-se de duas pedras presas a dois arcos, uma espécie de óculos, instrumento, este, providenciado por mãos divinas, para auxiliar no processo de tradução.

    Joseph perdeu o dom de tradução e as placas foram recolhidas por alguns meses, porque ele desafiou ao Senhor e entregou as páginas traduzidas para que Martin mostrasse à sua esposa. Ele havia inquirido ao Senhor se podia fazê-lo e o Senhor proibiu. Ele não as traduziu de novo, porque recebeu uma revelação de Deus que homens iníquos roubaram os manuscritos e estavam fazendo alterações neles. Caso ele traduzisse novamente eles apresentariam-nos (com as alterações) e tentariam desacreditar o profeta. Deus então ordenou a Joseph que traduzisse as placas menores, que estavam sobre as placas maiores, placas estas que continham um resumo dos acontecimentos mencionados nas placas cujas páginas foram roubadas. Dois mil e quinhentos anos antes, Deus já sabia que isso aconteceria, por isso inspirou Néfi, filho de Leí, a fazer um resumo da história e profecia do pai.

    Quando os SUDs (mórmons) foram para o oeste, eles não desapropriaram nenhuma terra indígena. Pelo contrário, tornaram-se amigos e muitos índios se filiaram à igreja.

    Os mórmons não são divididos em diversas facções. Existe membros de A Igreja de Jesus Cristo do Santos dos Últimos Dias, a Igreja oficial, com 13 milhões e meio de membros em todo o mundo. Existe menos de uma dezena de pequenas dissidentes. Lembrando que não são SUDs, mas dissidentes. Um pequeno grupo ainda pratica a poligamia, costume que foi abolido por volta de 1890. Muitos desses nunca foram SUDs e outros descendentes de excomungados da Igreja que não concordaram com a suspenção de tal prática.

    Sugiro que, antes de postar qualquer coisa, faça uma pesquisa séria direto na fonte.

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/10. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Bruno Teixeira
    • Posted 16 de junho de 2010 at 11:59
    • Permalink

    As placas de ouro foram vista não só por Martin Harris, mas por cerca de 15 pessoas. Há provas disso nos diários de algumas delas e em artigos publicados para imprensa.

    É claro que por prova esperaríamos algo um pouco mais palpável do que depoimentos de pessoas interessadas em promover esta religião. Martin Harris, por exemplo, é aquele que hipotecou suas propriedades. Nunca passou pela sua cabeça que ele poderia estar mentindo para, quem sabe, poder lucrar com a nova religião?
    Provas como essas poderiam estar em museus sendo a maior prova da existência de Deus desde que Ele abriu o mar para os judeus passarem.

    Quando os SUDs (mórmons) foram para o oeste, eles não desapropriaram nenhuma terra indígena. Pelo contrário, tornaram-se amigos e muitos índios se filiaram à igreja.

    Talvez você nunca tenha ouvido da Guerra Black Hawk no estado de Utah. Ela serve de exemplo de toda a amizade dos Mórmons com os Índios. Claro que esse tratamento não era exclusividade dos Mórmons, mas dizer que eles eram amigos e que não desapropriaram nenhuma terra está longe da verdade.

    • Sodom
    • Posted 16 de junho de 2010 at 18:21
    • Permalink

    Poxa Érika, que legal! Agora prove.
    Quem disse isso? Os mormóns? Que legal!

    Eu estou escrevendo do inferno sabia? Sabe quem disse? Eu! [/demonstrando uma falácia]

    • Historiador
    • Posted 17 de junho de 2010 at 8:27
    • Permalink

    Teixeira, tenho formação em história, e não acredito em pregação ateistica, mas o seu texto esta bem interessante.

    • eduardo
    • Posted 18 de junho de 2010 at 14:49
    • Permalink

    ou vc acredita em alguma coisa ou vc nao acredita,
    nao precisa ficar provando pra si mesmo e pro amiguinhos ressentidos ..
    fala serio velho, tem mormon que nao sabe tanto da historia deles como vc,
    perdeu todo esse tempo pesquisando soh pra provar oq :
    ninguem tah te obrigando a fazer parte de religiao nenhuma, viva a sua vida e deixe as pessoas viverem as delas,
    e se todos os mormons do mundo vierem aquih ler sua incrivel performance intelecutual literaria e concordarem com vc .. daih vc vai tah feliz : pode morrer agora neh,
    arranje oq fazer velho, antes acreditar em uma coisa que nao faca sentido logico doq ficar gastando toda essa energia em provar que oq fulano ou sicrano acredita estah errado ..
    quem eh vc pra dizer oq eh melhor pros outros :::
    grande bosta que vc estudou e sabe falar bem, palavras sao palavras, e vc nem ninguem nesse mundo eh melhor que ninguem nesse mundo. tah todo mundo na mesma e ninguem apareceu na televisao ainda pra dizer que sabe por experiencia propria pra onde vai depois que morre.
    meus pais vao pra igreja todo domingo desde que eu nascih, e eles sao igual a qualquer outra pessoa, se juntar com outros pra discutir formas de fazer o bem, e tentar melhorar como pessoa eh bem mais produtivo doq se juntar num sitezinho mesquinho falando mal de coisas que involvem muitas pessoas de bom coracao, isso eh oq falta aih pra vcs todos .. bom coracao. pensem no bom da vida galera.

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/10. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Daniel Quintão
    • Posted 18 de junho de 2010 at 21:00
    • Permalink

    Eduardo, suas críticas são absurdas.
    Em nenhum momento falou-se “mal” dessa ou daquela religião. apenas foram expostos fatos históricos, seguidos de algumas observações pessoais, que não degrinem a imagem da religião Mórmom mais do que ela própria o faz, quando observada com um pouco mais de rigorosidade.
    Como você mesmo disse: “não precisa ficar provando para si mesmo e para os amiguinhos ressentidos”. Acho que você não chamaria de mesquinho um site cujas ideologias sejam compatíveis com as suas. Este é um espaço ateísta, onde ATEUS expõem suas idéias. Deixe VOCÊ de ser mesquinho e respeite aos outros como gostaria que respeitassem a você.
    Cada macaco no seu galho, amigo. E não fique mordido, não é nada pessoal, você é que tomou as dores para si (como talvez eu tenha feito agora, não?).

    Ps.: Ótimo texto, Teixeira.

    • Sodom
    • Posted 19 de junho de 2010 at 16:15
    • Permalink

    Eduardo, vou fazer questão de te criticar frase por frase.

    “ou vc acredita em alguma coisa ou vc nao acredita,
    nao precisa ficar provando pra si mesmo e pro amiguinhos ressentidos ..”

    Não, você que não precisa ler os textos dele. Ele escreve sobre o que quiser, você lê o que quiser.

    “vida e deixe as pessoas viverem as delas”
    Por isso que o mundo não vai pra frente rs

    “arranje oq fazer velho, antes acreditar em uma coisa que nao faca sentido logico doq ficar gastando toda essa energia em provar que oq fulano ou sicrano acredita estah errado ..”
    Ele já arrumou o que fazer. Você tá falando que ‘antes ser burro do que tentar curar a burrice dos outros’. Se toca.

    “ninguem apareceu na televisao ainda pra dizer que sabe por experiencia propria pra onde vai depois que morre.”
    Sofre decomposição. A ciência já disse, rs.

    meus pais vao pra igreja todo domingo desde que eu nascih, e eles sao igual a qualquer outra pessoa, se juntar com outros pra discutir formas de fazer o bem, e tentar melhorar como pessoa eh bem mais produtivo doq se juntar num sitezinho mesquinho falando mal de coisas que involvem muitas pessoas de bom coracao, isso eh oq falta aih pra vcs todos .. bom coracao. pensem no bom da vida galera.
    Hm, você tá falando que não devemos criticar nada que tenha pessoas de bom coração no meio. Eu digo que não. Critico o que acho errado e luto pelo que eu considero o certo. E aliás, não é indo na igreja que se ajuda os outros.

  1. Criei um tópico em minha comunidade do orkut *Perguntas Cristãs Ridículas* sobre este texto, entrem no debate! http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=14446807&tid=5485217087226538092&na=4

    • Lorena Bertulino
    • Posted 15 de julho de 2010 at 14:12
    • Permalink

    nossa que ridiculo;
    aposto que vc Dono do blog, nunca leu o Livro de Mormon pra saber a respeito;
    kk, pensamento fraco, procura argumentos através da net; a maioria das coisas q vc postou aí é mentira, i coloca mentira nisso!
    Coisa de quem não tem o que fazer, aposto que nunca parou realmente pra saber o que fazer em vez de ficar desrespeitando a igreja sem antes conhecer!!
    PODREEE
    vc é podreeeeee!!!
    no livro ta escrito a historia da igreja, como surgio i talz; foi escrito por profetas do Senhor, antigamente;
    se vc não acredita no que ta escrito no livro, se é que alguma vez vc já leu, como vc acredita nos livros de historia i na biblia? pq assim como o livro de mormon, ele foi escrito no passado, por pessoas q claro, viveu naquela época!

    • Lorena Bertulino
    • Posted 15 de julho de 2010 at 14:21
    • Permalink

    como vc acredita tanto assim na ciencia…
    VC realmente deve ter vindo de um macaco, seu corpo pode ate ter evoluido, mais enquanto sua mente, continua a mesma!!
    Gurila
    !!

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/10. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Bruno Teixeira
    • Posted 15 de julho de 2010 at 15:27
    • Permalink

    Lorena,

    Em geral, as pessoas partem para o insulto quando não possuem argumentos. Seus comentários possuem insultos demais e poucos argumentos.

    Se você acha que há mentiras em meu artigo, sugiro que você as aponte dizendo a sua versão da história. Assim o debate ficaria muito mais produtivo.

    E de fato, provavelmente possuímos ancestrais comuns com os macacos, existem diversas evidências disso que vc pode ver em um museu. Por que Deus não deixou Smith fazer o mesmo com suas placas e oculos mágicos? O máximo que há no mormonismo é o relato de Smith. Nunca passou pela sua cabeça que ele pudesse estar mentindo para ganhar uns trocados?

    • Lorena Bertulino
    • Posted 15 de julho de 2010 at 19:46
    • Permalink

    1° Não Existia óculos magico algum; o Senhor consedeu a Joseph, o poder de tradução de uma lingua que ele desconhecia; Tenho a plena certeza, sem precisar ouvir de alguem, ou apenas saber atraves da internet, que Joseph Smith foi um profeta de Deus, vivente e revelador, vc tem uma visão da igreja muito errada, acha que falar de igreja é falar de dinheiro, saiba que n.d.a na IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS é vendido ou comprado, ninguém recebe dinheiro algum alí; vc pode ser Ateu, ou qualquer outra coisa, mais desafio a vc, pela 1° vez na sua vida, fechar os olhos e pedir a uma força maior que é Deus, o qual vc não acredita, para que se ele existir mesmo, que ele possa te dar algum sinal de que ele realmente existe, sei que lá no fim ,vc sabe que existe uma força superior!
    faz isso depois cv e fala, se é que vc vai ter coragem de descobrir algo que a Ciencia não consegue provar… faz isso, ou cv tem medo de descobrir algo além da ciencia?

    • Lorena Bertulino
    • Posted 15 de julho de 2010 at 19:49
    • Permalink

    Enquanto as placas, Elas não foram dadas a um museu, porque são sagradas; afinal, faça o que eu te falei, se quiser , Lógico!
    vc que sabe..

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/10. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Bruno Teixeira
    • Posted 16 de julho de 2010 at 0:53
    • Permalink

    Lorena,

    Talvez uma novidade para vc é que a maioria dos ateus, inclusive eu, já foram religiosos um dia. Na grande maioria dos casos cristãos. Porém a fé não resiste ao óbvio e à razão. Não há nenhum bom motivo para se crer nisso, vc mesma, na prática vive como se Deus não existisse. Recomendo, caso duvide disso, a leitura do artigo de meu colega Cancian: http://deusnagaragem.ateus.net/2009/12/20/ateus-praticos/
    Recomendo e te desafio a lê-lo inteiramente. E pense, pense no que leu.

    E não, deus não deu a Smith o poder de traduzir as placas de ouro. Smith era incapaz de fazê-lo sem o uso de seus óculos mágicos. Claro que Smith deu a eles um nome um pouco mais fantástico: Urim e Tumim (Doutrinas e Convênios 10:1). Aliás, uma colega sua explicou melhor sobre esses óculos mágicos alguns comentários acima.

    • Lorena Bertulino
    • Posted 17 de julho de 2010 at 16:57
    • Permalink

    Claro;
    já ví tudo..
    Não tem coragem… A fé resiste sim a Razão, ainda mais quando se tem… i ão fala de mim, vc não me conhece p saber como eu sou no meu dia – a – dia; eu vivo sim a todo o momento com Deus, não sou aquela tipo de cirstã só na igreja; lí sim o artigo do seu amigo; n.d.a de mais pra mim… em qaunto aos oculos mágicos, volto a dizer q eles não existiam; afinal, não vou discutir isso com vc, vc quer falar algo, sem antes estudar em LUGARES CERTOS, vc qm sabe… no seu blog eu não entro mais!
    Vc podia ter mais sucesso com ele mudando a forma de escreve-lo, estuda 1° depois vc posta valeu..
    vê lá…
    http://www.lds.org.br

    Boa Sorte com ele aí…

    • vikernes
    • Posted 28 de julho de 2010 at 8:38
    • Permalink

    Bruno Teixeira, acabo de receber a visita de moroni e ele me disse que você será punido por sua blasfêmia, porque deus te ama.
    rs!!!! É foda essa crentaiada defendendo baboseiras que nem mesmo o mais retardado dos chimpanzés acreditaria.
    Tente explicar pra um corinthiano fanático que o CURINTHIA não é o melhor time do mundo e veja que o resultado é o mesmo. A razão, coitada, passa MUITO longe dessas discussões.

  2. QUERO FAZER UMA PERGUNTA PARA VOCÊ BRUNO TEIXEIRA,MAS ANTES VOU ME APRESENTAR SOU ALEXANDRE E TENHO 32 ANOS SOU CASADO Á 8 ANOS COM UMA LINDA E MARAVILHOSA MULHER, E TENHO UM FILHO DE 5 ANOS. TENHO COMO PROFISSÃO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO.JUNTO COM MINHA FAMILIA SOMOS MENBROS DE A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS, E TIVE O SAGRADO PRIVILÉGIO DE NA MINHA JUVENTUDE (COM 19 ANOS) SERVIR EM UMA MISSÃO DE TEMPO INTEGRAL POR DOIS ANOS COMO MISSIONÁRIO, E POSSO TE AFIRMAR COM TODAS AS FORÇAS QUE EMANAM DE UM CORAÇÃO SINCERO QUE; FOI JUNTO COM MEU CASAMENTO, COM MINHA ADORÁVEL ESPOSA,E O MEU BATISMO NO DIA 21/12/1995 AS MELHORES DECISÕES QUE TOMEI NA MINHA HUMILDE VIDA. BOM PERMITA EU ESTABELECER UM RELACIONAMENTO DE AMIZADE COM VOCÊ E OS SEGUIDORES DO SEU BLOG… MAS INICIO MEU COMENTÁRIO DIZENDO QUE NÃO QUERO SER INDELICADO MAS SIM CONVICTO EM MINHA AFIRMAÇÃO, QUE SEU RELATO SOBRE NOSSA CRENÇA ESTÁ TOTALMENTE FORA DA REALIDADE, MAS NÃO TE CULPO, MAS QUERO LHE ENSINAR ALGO SE ME PERMITE COM UM EXEMPLO:DIGAMOS QUE QUEIRA SABER SOBRE A VIDA DE CRISTO E SUAS REALIZAÇÕES VOCÊ INDAGARIA QUEM A RESPEITO PARA RESPONDER A SUA PERGUNTA “JUDAS O TRAIDOR ” OU PEDRO? QUEM DESSES RESPONDERIA COM VERDADE, CLAREZA E RESPEITO POR CRISTO E SEU MINISTÉRIO? POR ISSO TE ENTENDO NA FALTA DE VERDADE, CLAREZA E RESPEITO NO TEXTO ACIMA. ESPERO UM DIA TER ESSA OPORTUNIDADE. QUERO NOVAMENTE PEDIR LICENÇA E TE DIRIGIR DUAS PERGUNTAS….LÁ VAI!!!COMO SURGIU O PLANETA TERRA? E OS SERES HUMANOS? POR FAVOR PROVE-ME COM SUA CIÊNCIA ESSAS DUAS PERGUNTAS,E LEMBRE-SE DE USAR OS MESMOS CRITÉRIOS QUE PEDIU PARA LORENA PROVAR A VERACIDADE DO LIVRO DE MÓRMON E DE NOSSA CRENÇA. BOM VOU FICANDO POR AQUI E DIGO QUE FOI UM PRIVILÉGIO PASSAR, E DEIXO MEU SINCERO ABRAÇO A TODOS. FIQUEM FELIZES!!!

    • Scholes
    • Posted 2 de março de 2011 at 20:15
    • Permalink

    1° Aonde estao as Placas de Ouro ?
    Joseph Smith, nao era Conhecido Nos outros Paises
    Pergunto, na America quantas Religioes Anda espalhar pelos Povos. ???
    Qual a Verdadeira Religiao no Mundo ???
    Ninguem, quer Seguir os Caminhos das Missoes…
    é Dificil Partilhar as Relegioes dos Mormons.
    Vai quem quer, vai quem Segue e cada um nos Caminhos Diferentes… Liberdade e o Amor é tudo Igual… Obrigado…


2 Trackbacks/Pingbacks

  1. […] Os Mórmons Compartilhe […]

  2. […] Os Mórmons Compartilhe […]