Foi ao ar recentemente mais uma excelente fonte de informação científica. O programa Fronteiras da Ciência, mediado pelo Prof. Marco Idiart do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vai ao ar às segundas-feiras na rádio da UFRGS. A ideia do programa é discutir o que é e o que não é ciência e, para isso, o Prof. Idiart recebe diversos outros cientistas para, em um debate descontraído, discutir temas relacionados às suas áreas de especialização. Um dos convidados mais assíduos é o Prof. Renato Flores do Departamento de Genética, que, com comentários ácidos e uma didática invejável, torna o programa bastante divertido. Para aqueles que, como eu, não moram perto dos pampas gaúchos, existe links para download dos episódios no site, incluindo um guia de estudo para cada um deles.

Além deste excelente programa, existe o já bastante conhecido Science Blogs Brasil que, constituído por 33 blogs, traz as mais variadas faces da ciência. Os grandes destaques do Science Blogs são os posts com o selo do Research Blogging que traduzem as mais fantásticas, interessantes e bizarras pesquisas do reservado mundo das revistas científicas para o público leigo.

A interação entre aqueles que fazem ciência e o público leigo é, ainda, escassa. De modo geral, a ciência chega ao público pelos meios de comunicação com notícias fragmentadas, exageradas e, muitas vezes, irresponsável. Exemplo disso é demonstrado no artigo do Átila Iamarino do Rainha Vermelha, que acompanhou a recepção de sua própria publicação na imprensa, destacando das más interpretações desta até a confusão gerada no público.

Por esse motivo, são dignos de aplausos aqueles que saem de seus laboratórios para trazer ao público um pouco de ciência direto da fonte.

Be Sociable, Share!

5 Comments

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/04. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Victor Alves
    • Posted 8 de julho de 2010 at 2:39
    • Permalink

    Excelente. Já ouvi quase todos os PODCASTS da UFRGS, muito bom… Tem uns colegas nosso que defendem a parapsicologia, e deveriam ouvir…uahuahau (brincadeira).

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/04. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Ricardo Ramos
    • Posted 8 de julho de 2010 at 9:44
    • Permalink

    Teixeira, maravilhoso isso. A divulgação da ciência é algo sem preço.

    Por coicidência sobre o tema desse seu artigo, ontem a noite presenciei uma cena na TV que me deixou muito preocupado e revoltado. Navegando pelas emissoras eu parei no canal do RR Soares (não sei se vc o conhece) e fiquei prestando atenção na sua “pregação”. Ele estava com a bíblia aberta e após ler um versículo qualquer começou a “explicar” para a multidão que estava sentada a sua frente, que a ciência transmitia uma falsa razão ao Homem e que o diabo (e foi essas as palavras exatas que ele usou) sempre se travestia de cientista. Disse que o diabo era esperto e que fazia as coisas parecerem certas, mas na verdade a falsa racionalidade que a ciência transmite é só para afastar as pessoas da “palavra” de Jesus. Ele disse ainda que o único livro que “edifica” uma pessoa é a bíblia, e que quem possui a bíblia não necessita ler mais nada.

    Cara, fiquei bolado. Fiquei broXado demais (e desanimando) por saber que o que este vagabundo está fazendo com as pessoas é considerado lícito pelas nossas leis. Um cidadão como ele deveria ir preso. Demorei a pegar no sono de tanta raiva que fiquei.

    Devemos TUDO à ciência e quanto mais ela for divulgada melhor o mundo será.

    Vou repassar seu artigo para os meus amigos e conhecidos.

    abçs!

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/04. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Eduardo Bitencourt
    • Posted 8 de julho de 2010 at 12:17
    • Permalink

    Nunca ouvi falar desse “Carlos Flores”. Eu conheço o prof. Renato Flores, do Dep. de Genética.
    Tem certeza quanto ao nome, Teixeira?

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/04. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Bruno Teixeira
    • Posted 8 de julho de 2010 at 13:02
    • Permalink

    Eita…. já corrigi lá Dudu! Valeu

    • Renato
    • Posted 8 de julho de 2010 at 13:23
    • Permalink

    Muito bom Teixeira, anotado!


2 Trackbacks/Pingbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Bruno Teixeira. Bruno Teixeira said: RT @cancian: [garagem] Divulgando Ciência, de Bruno Teixeira http://bit.ly/adYewg […]

  2. […] http://deusnagaragem.ateus.net/2010/07/08/divulgando-ciencia/O programa Fronteiras da Ciência, mediado pelo Prof. Marcos Idiart do Departamento de Física da […]