Por conta de um aplicativo que nos retorna todos os saites que colocam ligações até aqui, recebi a notícia de que o Portal Diante do Trono usara uma das imagens de nossos arquivos – a saber, Darwin com um dedo na boca em sinal de silêncio – para ilustrar uma série de textos sobre a temática evolução vs. criação.

Visitei o portal e fiquei surpreso por não haver indicação da fonte. Usei, então, os comentários da postagem para pedir os devidos créditos e me dispus a colocar ligações para a série neste espaço. Ofereci também a oportunidade para que usassem quaisquer dos nossos vários textos que abordam o assunto.

À espera de uma resposta, qual não foi minha surpresa ao notar que, não só não fui devidamente respondido, mas também meu comentário fora apagado sem violar quaisquer das regras expressas.

Dessa forma, ao invés de dar aos leitores a chance de ler textos não apologéticos sobre o assunto, percebo que a intenção não era que eles pudessem “consultar, opinar e formar suas próprias conclusões sobre um tema muito polêmico, mas ao mesmo tempo importante”, mas tão-somente selecionar fontes que corroborem a conclusão inicial.

Para ilustrar, vejamos o primeiro comentário, que foi editado para retirar a formatação em caixa alta:

“É muito bom defendermos a palavra de Deus. Sou formada em história e nunca deixei que essas falsas teorias me afastassem do amor de Jesus. Quando dou aula para meus alunos, procuro fazer com que eles parem e pensem sobre suas próprias origens, e, assim a maioria acabam aceitando que fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Deus seja louvado!!!
Kelly Linhares”.

Em tempo: nossa imagem continua exposta no portal sem os devidos créditos.

Be Sociable, Share!

18 Comments

  1. Caro amigo Jairo, gostaria tanto de ver uma análise de conjuntura religiosa(se que me entende), porque eu ando trobando na rua com evangélicos, são milhões de fanáticos aos quatro cantos. Mas veja, que formação vai ter nossos jovens, se o professor de física da universidade, é da Universal do Reino de Deus e idolatra o RR Sorares? Tome o exemplo dessa professora de História que com certeza diz aos seus alunos que nossa civilização tem somente 10 mil anos. Ontem assistindo ao Jornal do SBT no horário nobre, um bloco inteiro falando de astrologia. Uma vez eu estava hospitilazado e quis agradeci ao médico, e ele falou que foi Jesus quem me curou. Assim fica difícil!!!!

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/06. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Jairo Moura
    • Posted 15 de janeiro de 2011 at 15:57
    • Permalink

    Galvão,

    não entendi bem o que deseja ver em um texto. A religião é o principal tema abordado desta revista. É bem provável que ache o que procura numa pesquisa dos textos antigos.

    Jairo Moura.

    • Guilherme
    • Posted 1 de fevereiro de 2011 at 7:57
    • Permalink

    Parece que o site está fora do ar, por que será?

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/06. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Jairo Moura
    • Posted 1 de fevereiro de 2011 at 12:21
    • Permalink

    Guilherme,

    aparentemente todo o “portal” está fora do ar. Não há motivos declarados para isso.

    Jairo Moura.

    • clayton
    • Posted 2 de fevereiro de 2011 at 12:41
    • Permalink

    fico surpreso por se intitular um intelectual, e apresentar através de algumas ideias insanas seu descontentamento para com o pensamento cristão, isto denota um preconceito igualado ao do nazismo… alguns de seus seguidores (que postam mensagens a você) nem se quer sabe o significado do cristianismo, quanto a dizer que é evolução vs. criação, não sei se você já estudou ou somente reproduz o que ouve sobre o cristianismo, a preocupação do pensamento cristão não é discussão e sim transformação de vidas através de Cristo…referente ao fanatismo como seus “seguidores” dizem, todas a vertentes do pensamento filosofico tiveram seu ambito de fanatismo, contudo um cristão autentico não é fanatico, pois não sei se você sabe que Fé e Razão caminham juntas, uma prova disto é o que o apostolo Paulo (filosofo) que deixou registrado em sua carta aos Romanos que nosso culto deve ser racional… minha preocupação é tentar mostrar a você que seus seguidores ao invés de utilizar a Intelectualidade para se emancipar e tentar transformar a realidade e lutar pelos direitos do coletivo, ficam apenas em discussões sem valor. estão cada vez mais alienados (no ambito Marxista), utilizem vossa inteligencia para fazer algo de valor….. “Os individuos são produtores de sua Historia” (Karl Marx em o Capital)

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/06. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Jairo Moura
    • Posted 2 de fevereiro de 2011 at 12:55
    • Permalink

    clayton,

    Não me intitulo um intelectual. Se minhas ideias são insanas, gostaria de saber por quê. Insano, na minha opinião, é se posicionar contra algo sem explicar e usar apelos ao nazismo.

    Também não tenho seguidores e muitas das pessoas que postam aqui — inclusive eu mesmo — foram cristãs em algum momento de sua vida.

    Não sei se sabe, mas o dilema evolução vs. criação sobrevive apenas em algumas seitas cristãs. Judeus reformados e católicos, para citar dois grupos, aceitam a evolução como fato e como teoria científica, deixando o trabalho de deus(es) no seu processo.

    O texto trata de comentar a atitude de um “portal” que tenta justificar a oposição evolução/criação, tendendo a apoiar a última. Se não são “cristãos autênticos”, seria melhor falar disso diretamente com eles.

    Sobre o uso de tempo e energia em “discussões sem valor”, ouso dizer que são exatamente essas discussões que têm o poder de transformar uma realidade em que ateus são discriminados e que a fé de uma pessoa pode decidir seu futuro político, por exemplo.

    Se “os indivíduos são produtores de sua história”, estamos produzindo a nossa a partir do embate dialético que nos foi apresentado em uma sociedade cristã.

    Devo ainda acrescentar que é muita presunção de sua parte nos apontar como deveríamos investir nossa “intelectualidade”.

    No mais,

    Jairo Moura.

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/06. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Jairo Moura
    • Posted 3 de fevereiro de 2011 at 9:31
    • Permalink

    Atualização: o “portal” já está de volta ao ar (http://portaldt.com/evolua/), mas, pasmem, os comentários foram apagados. Mas temos uma pérola perfeita de Binhogodoi para tudo isso:

    “Glória a Deus por esse post!
    Era TUDO o que eu precisava ouvir de Deus
    1 confirmação, na verdade, hehehehehe”

    • clayton
    • Posted 3 de fevereiro de 2011 at 10:34
    • Permalink

    caro Jairo.
    A discriminação quem sofre são os cristãos, pois os mesmos tentam aplicar a Fé para mudar a realidade (fazendo boas ações)e são perseguidos e até mortos em algumas culturas, diferente das pessoas que postam a vc (algumas não podemos generalizar)que ficam apenas em discussões no plano das ideias….. estão na caverna ( a republica de Platão), nunca presenciei em nossa conjectura uma ação (totalmente pratica), de um grupo de ateus (gnosticos seja qual for a linha filosofica), para melhoria de nossa realidade, vcs não se movem para fazer uma boa ação se quer, so ficam na critica destrutiva para com os cristãos. Nós procuramos fazer o bem, tirar as pessoas de seu estado de miseria, e pelo menos habilita-los a serem cidadãos de bem. Em relação a mostrar como se deve usar vossa intelectualidade não vejo com presunção, pois faz parte de um cientista politico mostrar possibilidades de como deve-se transformar a realidade através da aplicação das ideias (praxis).
    obs: Não quero que vc me veja como seu rival, ou alguém que queira difamar o que vc pensa, respeito sua opinião porém não concordo com algumas questões, quero que vc me mande e-mails no meu e-mail pessoal para que possamos discutir sobre essas questões, pois creio que o conhecimento é produzido através do dialogo (Socrates – conceito maieutica e ironia). abraços.

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/06. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Jairo Moura
    • Posted 3 de fevereiro de 2011 at 11:47
    • Permalink

    clayton,

    Se quiser, pode dar uma passada pelo Ateus.net e ver alguns tópicos que falam sobre discriminação contra ateus, até mesmo em ambientes de trabalho. Se não sabe, muitos projetos sociais são operados por ateus e muitos dos que aqui comentam são voluntários em ONG’s ou similares. Sua afirmação também não procede porque não são todos os cristãos que o fazem; a menos, é claro, que use a falácia do escocês para dizer — outra vez — que não são verdadeiros cristãos.

    Se não presenciou grupos de ateus realizando “boas ações” é porque, até bom pouco tempo, sequer poderiam afirmar-se ateus. No entanto, procure conhecer o trabalho dos ateus de Curitiba e terá ao menos um exemplo. Se morar perto da região, procure conhecer Manuel Rodeiro e inteirar-se do seu trabalho.

    E o fato de não ver como presunção é, por si só, presunçoso. Chega até a ser contraditório que diga, logo depois, que “o conhecimento é produzido através do diálogo” e que condene pessoas “que ficam apenas em discussões no plano das ideias”.

    Não o vejo como um inimigo porque sequer me ameaça em qualquer hipótese. No mais, o espaço é aberto para conversas. Prefiro deixá-lo assim para que todos possam ler o que ambos escrevemos e tirar conclusões.

    Jairo Moura.

    • clayton
    • Posted 3 de fevereiro de 2011 at 12:31
    • Permalink

    Percebi que com vc não há dialogo, pois em nenhum momento desacatei a vossa pessoa, mas a partir do momento que está me chamando de presunçoso está sendo preconceituoso, mas sem problemas, mesmo assim vou procurar conhecer tal projeto que vcs ateus possuem (na verdade eu desconheço algum), quero que vc pesquise mais sobre os cristãos antes de julga-los, e cuidado com a sua arrogancia, não precisa me ver como ameaça mesmo pois eu não sou, vc que é sua propria ameaça…
    “o que não te mata, te torna mais forte” (F.Nietzsche)… fique despreocupado que não escreverei mais, pois estava pensando em participar de algumas discussões, mas neste site não vejo possibilidade…

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/06. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Jairo Moura
    • Posted 3 de fevereiro de 2011 at 12:34
    • Permalink

    clayton,

    Se você vem a mim dizer como devo agir, acho que a falta de diálogo está na outra ponta. E isso, aceite ou não, é muita presunção.

    Se desconhece os projetos, não diga que não existem. Isso também é presunção. Não julgo cristãos e, como dito antes, fui cristão por um bom tempo de minha vida e sei como funcionam as igrejas católicas e as evangélicas que frequentei.

    Se sou minha própria ameaça, pode deixar que cuidarei bem dela. Se não quer discutir, não discuta; mas chorar sua saída e se fazer de vítima é de uma fraqueza sem precedentes, contrariando sua citação nietzscheana.

    Jairo Moura.

    • clayton
    • Posted 3 de fevereiro de 2011 at 12:56
    • Permalink

    consegui, o que eu queria…..
    agora posso entrar na discussão que eu almejava, vc disse que já foi cristão, desculpe perguntar mas de qual igreja vc foi ????? se não desejar responder não prescisa…. e o por que você não é mais ????? e se posso fazer um convite a vc para participar de um culto em minha igreja ????? caso deseje vc tem o meu e-mail, desculpe eu não sei em qie cidade vc está, poderia me responder também…….

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/06. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Jairo Moura
    • Posted 3 de fevereiro de 2011 at 12:59
    • Permalink

    clayton,

    Saí da igreja porque a resposta deus(es) não era mais satisfatória. Frequentei a igreja católica da cidade onde residia e depois a Igreja Batista, depois da conversão de meu pai.

    Mas também já visitei os centros espíritas de Natal, bem como a Igreja Universal e outras neopentecostais de menor expressão por conta de colegas.

    Jairo Moura.

    • clayton
    • Posted 3 de fevereiro de 2011 at 13:12
    • Permalink

    quando entrei no seu blog (não sei se é pois sou um pouco leigo em internet), não sabia o por que, mas agora já sei, vc pode até não acreditar mas respeito, eu acredito que foi a vontade de Deus que eu comunicasse com vc, eu não sei o que vc passa, não conheço a sua vida, mas estarei orando por vc e quero que saiba que Deus tem grandes coisas para vc, e não sei em qual circunstancia vc se encontra, mas desejo que vc conheça a Jesus e viva segundo seus principios, não estou dizendo sobre religião e sim um estilo de vida pautado na pessoa de Cristo. considere que meu mestre (Cristo) foi o maior marco da Historia, ou seja, dividiu a mesma em duas partes (aC e dC) en peço que vc reconsidere e pense nisso, pois ele morreu e ressurgiu para que vivessemos eternamente com ele. nos não sabemos o que ira acontecer amanhã entao devemos estar preparados…abraços de seu mais novo amigo

    • Error: Não foi possível criar o diretório uploads/2017/06. O diretório pai possui permissão de escrita?
      Jairo Moura
    • Posted 3 de fevereiro de 2011 at 13:16
    • Permalink

    clayton,

    A divisão histórica foi uma jogada política e sequer foi adotada por todos. Se hoje a aceitamos é por convenção econômico-financeira.

    Sobre os bons votos, assumo que o faz de boa-vontade, mas, se souber ler em inglês, peço que leia o relato de Daniel Dennett sobre as orações que lhe fizeram durante um problema de saúde:

    http://www.edge.org/3rd_culture/dennett06/dennett06_index.html

    Jairo Moura.

    • clayton
    • Posted 3 de fevereiro de 2011 at 13:25
    • Permalink

    blz…. lhe desejo muitas bençãos em sua jornada, se em algum momento te disse algo que lhe feriu te peço perdão, mas foi uma estrategia que tive de chegar até vc e lhe falar de Cristo….. abraços.. agora tenho que ir…. fuiiiiiii….

    • BossGrave
    • Posted 3 de fevereiro de 2011 at 22:39
    • Permalink

    Caras…. que dialogo previsivel, por essas e mais dessas que evito o dialogo com religiosos.

    Não querem evoluir, ops, aprender com as diferenças, querem ensinar suas verdades, como se fossem verdadeiras, triste. ;-(

    • Robert
    • Posted 13 de fevereiro de 2011 at 10:08
    • Permalink

    O jairo estava certo: foi muita presunção.
    O cara começou atacando o modo de agir do jairo e depois esquiva-se e sai pela tangente…


One Trackback/Pingback

  1. […] This post was mentioned on Twitter by André Wasp. André Wasp said: RT @cancian: [garagem] De atitudes covardes, de Jairo Moura http://bit.ly/fe57GT […]